segunda-feira, dezembro 04, 2023

XXVIII MUNICIPAL E CIRCUITO SICREDI DE XADREZ - ECOS DE UMA GRANDE COMPETIÇÃO

Mitzi Vedan de Ramos conquista o bicampeonato do Municipal e Lucas Galvan Calçada ganha o Circuito Sicredi de Xadrez. 

Dois jovens talentos conquistaram os dois mais tradicionais eventos do calendário local. O Municipal, uma das mais longevas competições esportivas de Piraí do Sul, sempre desperta o interesse dos enxadristas. Existe toda uma historicidade envolvendo está competição, desde os primórdios da fundação do Clube de Xadrez Prof. Hélio Saldanha até os dias atuais, nesse novo formato. E o Circuito Piraiense de Xadrez, que desde o ano passado é patrocinado pelo Sicredi Campos Gerais. 

Esse ano, para participar do Municipal (18 e 19.11) o jogador deveria ficar entre os 10 melhores do ano após a realização de sete etapas anteriores, ou, no caso de alguma desistência, o organizador poderia fazer um convite a algum vencedor do Municipal. 

O sistema de competição foi o round robin em turno único com tempo de reflexão de 20'+5". A competição foi válida para apuração de rating CBX e FIDE de Xadrez rápido e contou a arbitragem do AN Evandro José Gonçalves. 

A jovem campeã obteve uma performance excelente, fazendo 8,5/9,0. Realmente um proeza, dado o nível dos adversários. Outros dois grandes talentos do nosso Xadrez vieram na sequência, Lucas Galvan Calçada e Jackson Bueno. Vale destacar a participação do maior vencedor da competição, o pentacampeão, Sérgio Busquete, obtendo uma honrosa quarta colocação. 

Confira a classificação final do XXVIII Municipal de Piraí do Sul. 

Agradecimentos à Secretária Municipal de Educação e Cultura, Daniela de Mattos Ribas, e à Diretora da Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo, Marli Del Ponte, pela cessão do espaço para a realização da competição. 

UM POUCO DE HISTÓRIA.

O Municipal de Piraí do Sul foi idealizado em 1997, por Maurides Júnior e Hélio Saldanha Júnior, e aprovado pela Secretária de Educação e Esportes da época, Professora Beatriz Búrigo. Naquele ano foram realizados dois municipais, um no meio do ano, e outro em novembro. Paulo Brizola foi o primeiro campeão. Nos primeiros anos ele era realizado em três dias (sexta, sábado e domingo). 

Conheça todos os vencedores - absoluto (1997 - 2022). Mitzi junta-se agora a um seleto grupo de bicampeões do Municipal. 

CIRCUITO SICREDI DE XADREZ.

Esse ano o Circuito Piraiense de Xadrez estreou uma nova fórmula de cálculo, baseando-se na consagrada fórmula criada pelo Prof. Dr. Antônio Tonegutti (In memoriam), que é utilizada para o cálculo nos Jogos Oficiais do Paraná (Jogos da Juventude e Jogos Abertos). 

O jovem talento, Lucas Galvan Calçada, conquistou o Circuito pela primeira vez, tornando-se o mais novo enxadrista a realizar este feito. Lucas, foi seguido de perto pela MN Mitzi Vedan de Ramos. 

Em 2023 foram realizadas oito etapas, incluindo o Municipal. Os dez melhores são os seguintes: 

1. LUCAS GALVAN CALÇADA (3300,36); 2. MITZI VEDAN DE RAMOS (3192,91); 3. HENRIQUE GALVAN CALÇADA (2866,77); 4. MAURIDES JÚNIOR (2583,67); 5. JOÃO VINÍCIUS TEIXEIRA DE LIMA (1771,62); 6. LUÍS ANTÔNIO FANCKIN DA COSTA (1373,5); 7. PEDRO HENRIQUE ALVES DE LIMA (1343,49); 8. JACKSON BUENO DA SILVA (1080,58); 9. JOÃO VICTOR VEDAN DE RAMOS (745,36) e 10. SÉRGIO BUSQUETE (594,19). 

Confira a classificação final do Circuito Sicredi 2023.  

O Municipal de Piraí do Sul e o Circuito Piraiense de Xadrez são promoções conjuntas da União Esportiva Xadrez Piraí, Prefeitura Municipal de Piraí do Sul, Programa Nota Paraná e Sicredi Campos Gerais e grande Curitiba. 

Nenhum comentário: