segunda-feira, dezembro 11, 2023

JOGOS ABERTOS DO PARANÁ 2023 - DE ROQUEIRO A PAGODEIRO

Sim, era verdade, nossa equipe foi campeã! 

Por Maurides Júnior

Quem ama o Xadrez sabe que cada conquista é importante. Entende também que nem sempre se ganha, mas é possível aprender com as derrotas, assimilar e avançar o peão. Quem participa dos Jogos Abertos do Paraná sabe bem como é essa sensação, tipo, de céu e inferno a cada rodada. 

Em 2017, ganhamos os JAPS pela primeira vez e foi uma ótima sensação. Naquela oportunidade a equipe de São José dos Pinhais estava sempre em nossos calcanhares. Foi uma bela disputa contra uma das principais equipes do Paraná. 

Seis anos depois, conquistamos o bicampeonato. E querem saber? A sensação é a mesma! Nos dois momentos senti um orgulho enorme das atletas que nos representaram. E tal qual foi em 2017, agora também tive as minhas crises de ansiedade e também tive que ficar caminhando de um lado para o outro até que a última rodada se encerrasse. Após a vitória da Júlia Rodio, estava consumado! Apesar da sensação ser a mesma, uma coisa foi diferente! O ritmo musical desses jogos. Em 2017, eu ouvia, funk. Que a Ellen Larissa Bail fazia questão de ouvir. E se isso as deixava felizes, eu também ficava. 

Em 2023, o ritmo foi o pagode, incentivado pela Júlia Rodio e Janaine Tonette. E novamente, se isso as deixava felizes, também era a minha felicidade. Devo confessar que gostei de algumas músicas rsrs... e até voltei a ouvir pagode depois de muito, muito tempo. Sim, meninas, vocês conseguiram! Tem uma frase que diz que não existe roqueiro quando toca Raça Negra. Acho a frase meio exagerada, porém, entendo o seu contexto, e devo dizer que muitas vezes acabo concordando. Sim, sou culpado, gosto do Raça Negra, e não é pouco! 

Os Jogos da Juventude e os Jogos Abertos do Paraná são meus jogos preferidos ao longo do ano. Eu não sei explicar... talvez seja aquele clima de competitividade, rivalidade sadia e todo aquele ambiente de encarar o adversário e dar o seu melhor, por você e pela equipe. Fato é que quando você está lá, você se sente muito bem. Claro, alguns tem ansiedade e ficam inquietos rsrs... 

Ah, claro! Preciso falar dos jogos deste ano. Quando os jogos começaram cinco equipes despontavam na briga pelo título, Siqueira Campos, que era a atual campeã, Maringá, sempre forte, São José dos Pinhais, que dispensa apresentações, Ponta Grossa, voltando a participar depois de um tempo, e a nossa equipe. 

Maringá saiu na frente ao fazer o melhor resultado na prova de Xadrez blitz, seguida de perto por São José dos Pinhais e Piraí do Sul. 

A virada a nosso favor veio na prova de Xadrez rápido, onde obtivemos um ótimo resultado e conseguimos uma gordurinha para queimar na prova mais importante, que é o convencional por equipes. 

No dia seguinte, começaram os jogos do convencional. Essa é a prova que na maioria das vezes acaba definindo o campeão geral. Nossa equipe mais um vez teve um grande resultado e com uma excelente performance +5-0=1 o bicampeonato veio! 

Obrigado, Maria Verônica Bartmeyer, Vitória Matheus Ramillo, Julia Rodio, Mitzi Vedan de Ramos, Isis Carvalho e Janaine Tonette, por colocarem a nossa equipe no alto do pódio e deixarem a sua marca indelével na história do nosso esporte. 

Foram dias de glória, onde nossa equipe, sempre com respeito às adversárias e dando o seu melhor a cada rodada chegou lá! 

Parabenizo às equipes participantes dos Jogos Abertos do Paraná em sua 65.ª edição, vocês fazem a magia do esporte acontecer. 

Confira todos os resultados dos 65.º Jogos Abertos do Paraná. (Fonte: Federação de Xadrez do Paraná). 

É preciso agradecer o grande apoio da Prefeitura Municipal de Piraí, que nos possibilita uma ótima estrutura e condições para que possamos participar das competições ao longo do ano. E também ao Programa Nota Paraná, imprescindível. Agradeço também ao amigo, Bruno Villa, de Campo Mourão. 

Os Jogos Abertos do Paraná é uma promoção do Governo do Estado e aconteceu de 23 a 26.11. em Pato Branco. 

Nenhum comentário: